top of page

EFEITOS DO SENTIDO ATIVADO PARA A COMUNICAÇÃO

  • Foto do escritor: eliana mattar
    eliana mattar
  • 24 de jan.
  • 2 min de leitura

Atualizado: 12 de fev.

Quando o nosso sentido está ativado para a comunicação, há maior sensibilidade emocional na maneira como essa se desenvolve.


Daí o dito popular que há um momento certo para certas conversas.



Temos diferentes níveis de sensibilidade. E a comunicação interpessoal é favorecida tanto pela sensibilidade daquele que fala como daquele que escuta. Mas, sabemos que nem sempre há uma correspondência ideal entre ambos.


O método da Comunicação Não Violenta - CNV pode ajudar no sucesso da comunicação ao observarmos como a sensibilidade aparece.


Se mais visível na pessoa, é provável que a sua capacidade seja aumentada para ter empatia e compreensão. Com esses atributos, a pessoa é empática com os outros, chegando a uma comunicação compassiva e efetiva. Sendo sensível às necessidades e sentimentos de outros, pode fortalecer relacionamentos e promover a confiança e o respeito mútuo.


Outro efeito positivo da sensibilidade desenvolvida é o avanço na capacidade de solucionar problemas. Pois, a comunicação ideal envolve ativamente a escuta e o entendimento de diferentes pontos de vista, podendo, assim, levar à soluções mais criativas e certeiras para os conflitos e desafios.


A sensibilidade e a habilidade para comunicar estão de mãos dadas com a inteligência emocional.


Esta pode nos ajudar a passar pelas situações difíceis e confusas e a construir conexões interpessoais confiáveis e sólidas.


Porém, é bom atentarmos para a existência do lado escuro da sensibilidade que afeta negativamente a comunicação.


Um aspecto sombrio é o erro de interpretação comum em indivíduos muito sensíveis, que podem interpretar mal ou serem ultra reativos à determinadas conversas, gerando sentimentos de insegurança ou conflito. Situação essa que pode afetar a autoestima e a confiança na habilidade da

pessoa verdadeiramente comunicar-se e ter interações sociais.


A pessoa de baixa autoestima permanente, em razão de vários fatores que não cabe aqui relacionar, tem mais chances de ter dificuldade em afirmar ou até conhecer suas próprias necessidades e limites. Com isso, tende ao sentimento de impotência ou de estar sendo enganada.


Como consequência, diminui ainda mais sua autoestima e reforça a crença negativa sobre o seu valor e sua importância

bottom of page